Texto: Julio Detefon / Fotos: Gustavo Medeiros

A pista de skate do Município de Franco da Rocha, também conhecida como pista de skate Fábio Luiz Barbosa Valini (Binho) e que está localizada no Parque Benedito Bueno de Moraes, recebeu entre os dias 26 e 27 de agosto a segunda etapa do Circuito Paulista de Skate Street 2017. O evento contou com apresentação da QIX International e fez parte da programação do Festival de Inverno da cidade, sucesso total!

Ao todo foram 264 inscritos divididos entre as quatro categorias: 35 skatistas na Mirim, 79 na Iniciante, 23 na Feminino e na Amador recorde com 127 inscritos vindos de 37 cidades entre São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina; além de outros países, como Colômbia e Peru.

No sábado aconteceram as eliminatórias e finais das categorias Mirim e Iniciante. Gabriel Cruz do Guarujá foi o campeão na Mirim. Ele andou muito e acertou boas manobras em boa parte da pista. Em segundo ficou o Davi do Guarujá, que também andou muito, e João Batalha em terceiro. Já na Iniciante o campeão foi o skatista Caetano Costa de Mogi das Cruzes, que também aproveitou a maioria dos obstáculos com ótimas manobras e representou muito bem sua cidade. A segunda colocação ficou com Wallace Gabriel e Luan Gabriel em terceiro.

No domingo foi a vez das categorias Feminino e Amador. Isabelle Menezes de São Vicente acertou linhas de alto nível. Nollie Varial Flip subindo da rampa para a plataforma, Fs Rockslide no corrimão descendo, Nollie Fs Board na trave, Bs Nollie Flip na lateral da spine, Blunt to Fakie no quarter foram algumas manobras executadas pela skatista e que, merecidamente, ficou com a primeira colocação. Táscyla Lopes de Limeira e Isabelly Ávila de Itapetininga fecharam o pódio da Feminino com os segundo e terceiro lugares, respectivamente.

A categoria Amador reuniu nomes consagrados do skate brasileiro e que deram trabalho para os juízes Mailton dos Santos, Pablo Groll e Fábio Pen. Pois imagine ter que tirar oito de 127 skatistas?! Não foi tarefa fácil, mas que foi feita com muito profissionalismo e atenção. Dos 127, três passaram da eliminatória direto para final (Jhon Alvarez, Kleber Fabiano e Giovanni Vianna). Outros 16 fizeram a semifinal no formato mata-mata (homem a homem) e, deste grupo, saíram mais cinco para completar os oito finalistas.

A final foi marcada por manobras pesadas e de muito estilo. O catarinense Luiz Neto acabou se machucando em sua segunda manobra e teve que sair da final para receber atendimento médico especializado no local. A disputa pelo título do evento ficou entre os skatistas Guilherme “Xelém” de São Bernardo, que andou muito nesta etapa; Giovanni Viana de São Paulo, sempre destaque nos eventos que participa; e o cearense Vinícius Costa, que mostrou muita constância em cada fase. Todos andaram muito durante toda a competição, mas Vinicius Costa mostrou estilo, simplicidade e muita base de skate. Características que conquistaram os juízes, o público e que lhe rendeu o título de campeão da etapa. O segundo lugar ficou com Giovanni Viana e o terceiro para Guilherme "Xelém".

“Pista bem da hora! Foi a primeira vez que eu vim aqui, muito style! O campeonato foi de alto nível e estou bem feliz por ter vindo e também de ter ficado com a primeira colocação", disse Vinícius Costa.

HOMENAGENS

Após dois dias de muito sol, skateboard e confraternização entre skatistas de várias cidades de São Paulo, alguns estados brasileiros e de outros países, o evento foi encerrado com muita emoção. Uma solenidade de premiação com alguns dircursos e homenagens da QIX para a Prefeitura, em nome do prefeito Kiko Celeguim e também das Secretarias de Esporte Lazer e Cultura em nome da Taiana Garcia e Silmara; a Câmara Municipal de Vereadores, em nome do Eric Valini; além do Ederson Santos, um dos principais ativistas do skate e que também foi um dos responsáveis por levar o evento para Franco da Rocha.

Através da parceria foram disponibilizadas inscrições gratuitas, área de atletas por bateria com água e frutas; além de alojamento com transporte de ida e volta.

 Agradecimentos também para todos os skatistas e público, que sem eles a festa não aconteceria com o brilho que a etapa teve. O evento também contou com a presença dos skatistas profissionais Rodrigo Leal “Maizena” e Caique Silva (que andaram na pista junto com a galera) e com a visita da skatista Pamela Rosa.

O Circuito Paulista de Skate é válido para o Ranking Seletivo Estadual para a grande Final Brasileira de Skate Street realizado pela CBSk.

 

O evento teve a organização e realização da Federação Paulista de Skate (FPS), a qual fez mais um importante trabalho com Roberto Maçaneiro e sua equipe; apoio da Prefeitura de Franco da Rocha, através da Secretaria de Cultura e Secretaria de Esportes; homologação da Confederação Brasileira de Skate (CBSk); patrocínio oficial QIX International e dos co-apoiadores Esze, Vela, Anti-Action, Dreadfull Skateboards, Footprint Insole Technology, Amais, Caos Sktbrd e Open House.

 A próxima etapa será realizada nos dias 02 e 03 de setembro em Jundiaí (SP).

Confira abaixo os resultados:

 

MIRIM

1-Gabriel Cruz de Souza

2-Davi Ferreira

3-João Victor Batalha

4-João Victor Mendes

5-Henrique Valadão

6-Nicolas Reginaldo de Lima

7-Richard Biall

8-Rodrigo Henrique

9-Lucas Pinheiro

10-Kauan Teixeira

 

FEMININO 1

1-Isabelle Menezes

2-Táscyla Lopes

3-Isabelly Ávila

4-Viviane Orlando

5-Giovana Dias

6-Thaís de Oliveira

7-Ariane Peres

8-Regiane Aparecida

9-Amanda Oliveira

10-Giulia Scorza

 

INICIANTE

1-Caetano Costa

2 -Wallace Gabriel

3-Luan Gabriel

4-Wendel da Silva

5-Nicholas Reis

6-João Vitor Freitas

7-Carlos Eduardo

8-Brayan Lopes

9-Kauê Teixeira

10-Bruno Gutierres

 

AMADOR 1

1-Vinícius Costa “Vini”

2-Giovanni Viana

3-Guilherme Santiago “Xelem”

4-Kleber Fabiano

5-Juliano Zanoti

6-Jhon Alvarez

7-Sérgio André

8-Luiz Neto

9-Elias Batista

10-Felipe Nunes